Conceito IMS

IMS (IP Multimedia Subsystem) é uma maneira completamente nova de distribuir multimídia (voz, vídeo, dados, etc.) independente do dispositivo (telefone móvel ou fixo, IPTV, notebook, etc.) ou do meio de acesso (3G / EDGE / GPRS, Wi-Fi, banda larga, linha telefônica, etc.).

A indústria de telecomunicações está atualmente migrando para sistemas all-IP, impulsionada pela necessidade fundamental de reduzir custos, criar novos serviços que gerem lucro e proteger o modelo de negócios da operadora. Essas são as metas tanto da comunicação fixa quanto móvel.
IMS permite a convergência das tecnologias de dados, voz e rede sobre uma infra-estrutura baseada em IP.
Para os usuários, serviços baseados em IMS permitirão comunicações em vários modos – inclusive voz, texto, fotos e vídeo, ou qualquer combinação desses – de uma forma altamente pessoal e segura.
Isso permite que as operadoras ofereçam serviços novos e inovadores que são esperados pelos usuários finais.

A Plataforma IMS, é mais que um sistema técnico, é um modelo para viabilizar de forma consistente uma visão integradora da convergência de serviços de comunicação, tecnologias de rede, acesso, conteúdo, receitas e controle. Com isso gerando novas, amplas e concretas possibilidades de negócios e atraentes perspectivas de ROI (Return on Investment), seja para fornecedores da plataforma quanto para as empresas operadoras, provedores de conteúdo e prestadoras de serviços, que terão a sua disposição um novo e amplo leque de possibilidades de negócios.



Share/Save/Bookmark Subscribe

1 comentários:

Rodrigo disse...

Olá Gustavo,

Parabéns pelo blog, as informações são muito boas!

Gostaria de ver mais investimento das operadoras do Brasil para a tecnologia IMS.

abs

Postar um comentário